Qual cor vc prefere para seus cabelos?

Tecnologia do Blogger.

Pesquise aqui!

Translate


Alopecia Areata tem Cura

alopecia areata Alopecia Areata tem Cura
udo sobre alopecia areata
Os cabelos além de bonitos e sedosos, eles necessitam ser saudáveis. Muitas pessoas sofrem com a queda dos fios, mas acabam tratando o problema de maneira superficial. Deixar alguns fios de cabelo no travesseiro ao levantar é perfeitamente normal, no entanto, a queda capaz de formar círculos sem cabelos no couro cabeludo ou em outras regiões onde existam pêlos caracteriza a alopecia areata.
A doença pode ter origem na hereditariedade ou emocional, sendo causada muitas vezes pelo estresse, além da relação com outras doenças como diabetes, tireoidites, lúpus e vitiligo. A maioria dos casos ocorre em pessoas de até 20 anos. A enfermidade atinge cerca de 2% da população brasileira. Quando a doença se desenvolve em crianças de até dois anos, em mais de 50% dos casos no futuro ela desenvolverá a alopecia totalis, que caracteriza a perda total dos fios.
A alopecia areata não possui muitos sintomas, o que alguns pacientes reclamam é de uma queimação no couro cabeludo ou na região onde os pêlos começam a cair. Em muito enfermos, de 10% a 50% dos casos, alterações na superfície das unhas podem aparecer.
Uma maneira muito simples de identificar a doença é puxar delicadamente um tufo de, aproximadamente, 60 fios, bem na região onde estão caindo os cabelos. Se pelo menos seis desses fios saírem com a raiz intacta, está detectada a doença.
tratamento pode ser feito com injeções locais de derivados da cortisona. Como esta é uma doença benigna, o tratamento pode ser em vão, muitas vezes, porque com o passar do tempo ela pode voltar e também pode curar sozinha.



Hidratação, Reconstrução ou Cauterização?


Os tratamentos para cuidar dos cabelos não param de aparecer as novidades são tantas que prometem recuperar até os fios mais danificados. Entre os tops tratamentos realizados nos salões de beleza estão a hidratação, reconstrução e cauterização capilar.
Mas para que você escolha o tratamento ideal para fazer em seu cabelo ,vamos explicar como funciona cada um dos três tratamentos citados acima.
Hidratação capilar :
Ideal para tratar os cabelos agredidos por  agentes externos, como sol, poeira e sal do mar. Age na parte externa da fibra capilar e proporciona mais brilho, maciez e movimento aos fios. Todos os tipos podem fazer hidratações.  O tratamento, não é suficiente para recuperar danos severos, pois não consegue atuar na estrutura do cabelo.
Como fazer a hidratação ?
Lave o cabelo com shampoo anti resíduos, divida o cabelo e aplique a máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo, a partir do comprimento em direção às pontas.Faça o enluvamento das mechas. Deslizando as mãos pelas madeixas várias vezes, isso vai aquecer levemente o produto e potencializar os efeitos.
Cauterização capilar:
A cauterização é um tratamento mais intenso que a hidratação, o processo recupera cabelos extremamente secos, quebradiços, tingidos ou que sofreram com processos químicos como permanentes, relaxamentos e escovas progressivas.
Para realizar o tratamento é necessário o uso do calor para selar as cutículas dos fios. O produto utilizado na cauterização penetra no córtex antes das escamas do cabelo. Em seguida é aplicada uma prancha especial que irá fechar os fios e  fixar o produto.Existe também o tratamento de cauterização a frio sem o usao da prancha.
Os produtos usados na cauterização repõem queratina, vitaminas e proteínas perdidas. O procedimento deve ser feito apenas a cada 30 dias.
Reconstrução capilar
É o tratamento mais intenso dos três procedimentos, é indicado para cabelos que estão com a estrutura capilar seriamente danificada . A reconstrução capilar repõe nutrientes e restaura a fibra capilar além de hidratar. Elimina também a porosidade e acaba com o efeito frizz.
A reconstrução pode ser realizada , uma vez por semana. Até que os fios fiquem novamente saudáveis depois basta manter fazendo hidratações.
O processo da reconstrução capilar é semelhante ao da cauterização, mas tem mais queratina. Depois de agir por cerca de quinze minutos e ser aplicada a prancha, os produtos são retirados com um enxágue e é feita uma escova para secar e selar o cabelo.
Obs: antes de decidir qual técnica usar para recuperar o cabelo peça a avaliação de um profissional realmente qualificado somente ele estará apto a diagnosticar e orientar qual o tratamento correto para o seu tipo de cabelo.

Saiba como cuidar dos cabelos loiros no verão

cabelos loiros Saiba como cuidar dos cabelos loiros no verão


Saiba como cuidar dos cabelos loiros no verão
Cabelos loiros requerem cuidados importantes principalmente quando chega à estação mais quente do ano o verão por provocar mais ressecamento neles, uma solução única e muito conhecida entre as mulheres é a hidratação.
Os problemas chegam ao logo dos dias como ressecamento, perda do brilho, fios esverdeados ou alaranjados, podemos encontrar produtos específicos para devolverem a vida e cor aos loiros.
Dê todos os cabelos coloridos, ele exige muito mais atenção, pois a descoloração ou clareamento intensos agridem e danificam os fios. São colorações, com maior quantidade de amônia e mais perca de nutrientes naturais dos cabelos.
Ressecamento
Acontece danificando a cutícula, a parte mais externa do fio, em forma de escamas, elas abertas, deixam o interior desprotegido. Com isso há a perda de nutrientes e água, tornando-se áspero, opaco e fraco.
E o que muitas não sabem que até o louro original é prejudicado, por terem menor quantidade de pigmentos naturais, já que a melanina presente dá maior proteção fotoquímica.
Para combater o ressecamento, faça uma manutenção capilar, com corte para retirar pontas duplas e secas; evite chapinha e produtos de fixação muito fortes; e muita hidratação.
Para manter o brilho e força se recomenda formulações com aminoácidos de queratina, proteína de trigo hidrolisada, pantenol e silicones leves formadores de um filme protetor.
Alaranjado
Esse tom surge nos fios das que colorem de loiro e para combate ao amarelado, use xampus formulados com pigmento violeta, que retira o reflexo, deixando a tonalidade mais bege. As vezes o alaranjado aparece ou reaparece algumas semanas após o clareamento, procure fazer a manutenção da coloração, para deixar viva a cor do pigmento.
Esverdeado
Provocados geralmente pelos descolorantes com danos nas camadas mais internas dos fios, comprometendo sua proteína principal, a queratina. Sem ela o cabelo resseca e o pH altera. E assim se tornam porosos, e prontos a absorver substâncias que dão o esverdeado, como cloro, cobre e alumínio da água da piscina; além de sais e iodo, presentes no mar. Os raios ultravioletas do sol são outros potentes transformadores da cor.
A melhor maneira de evitar é usar diariamente produtos com queratina, um eficaz componente de reconstrução, que deixa o cabelo forte e tratado, diminuindo os efeitos de agentes externos.
Os produtos de manutenção devem conter, ácidos graxos essenciais, como o linoléico, oléico, óleo de primavera, lanolina e ceramidas.
Falta de brilho
Em muitas vezes o loiro apresenta menos brilho do que os fios castanhos, pelo desgaste das cutículas, causando aspecto poroso, opaco, quebradiço, com escamas abertas e excesso de volume.
O melhor é estabilizar o pH, para fechar as cutículas e assim diminuir o volume dando brilho e sedosidade.

Tratamento Natural Para Fortalecer os Cabelos

fortalecer os cabelos Tratamento Natural Para Fortalecer os CabelosSe os seus cabelos andam apresentando queda e estão frágeis , a primeira coisa a fazer é procurar um dermatologista para passar por uma avaliação médica . A queda capilar pode ocorrer por diversos motivos desde estresse, dietas radicais, problemas hormonais,entre outros.
Existem algumas receitas caseiras naturais que fortalecem os cabelos, mas nada substitui a sua visita ao médico. Mas caso queria dar uma turbinada no fortalecimento das madeixas anote os ingredientes abaixo .
Tratamento natural para fortalecer os cabelos :
Ingredientes:
* Poupa de 2 folhas de babosa.
* 1  colher (de café) de óleo de amêndoas.
* 2 colheres (de sopa) do condicionador específico para seu tipo de cabelo.
Modo de Preparo :
Bata no liquidificador todos os ingredientes acima, aplique nos cabelos e também no couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos ou se usar uma touca térmica deixe durante 15 minutos. Depois lave os cabelos com o xampu específico para o seu tipo de cabelo e passe condicionador apenas nas pontas e enxágue . Faça esse tratamento uma vez ao mês.



Mechas 3D – Nova Técnica de Coloração Para Cabelo

3D – a nova técnica de mechas
Todos os dias muitas novidades chegam ao mundo da beleza e, logo, começam os comentários e a curiosidade para saber como é o resultado. Há pouco tempo apareceu uma nova técnica de coloração para os cabelos. A chamada coloração 3D tem a proposta de dar profundidade aos fios, fazendo uma mistura de vários tons da mesma cor. Desde o mais escuro até o mais claro.
A nova técnica é muito boa para as mulheres que desejam clarear os fios de maneira mais natural, fugindo da aparência artificial que, por vezes, era adquirida com as luzes ou reflexos. Mas, se você achar que esta é a maneira mais adequada para iluminar os seus cabelos, procure um profissional que esteja habilitado para o procedimento. É bastante grane a possibilidade de ficar manchado o cabelo, por isso o cabeleireiro tem de ter experiência.
O resultado é bastante parecido com o das mechas californianas e também o chamado ombré hair, já que a raiz, geralmente, se mantém mais escurecida e as pontas ficam bem claras. A técnica está sendo bastante utilizada nos cabelos de muitas celebridades, como Jennifer Aniston. A nova maneira de colorir os fios é indicada para as loiras, ruivas ou morenas com mechas.
Um dos benefícios desta nova técnica é que o efeito dura por muito mais tempo nos fios. A raiz não precisar ser retocada em seguida, assim o ressecamento dos cabelos é muito menor. Mas isto não quer dizer que dê para relaxar com os cuidados, hidratação é sempre importante.


Tratamentos que Dão Fim às Pontas Duplas

Como cuidar dos cabelos com pontas duplas
Para ficar sempre bonitas, nós mulheres não poupamos esforços na hora de nos produzirmos. O problema é que tudo o que fazemos deixa o visual lindo no momento, mas os estragos aparecem depois. Uma das maiores preocupações femininas é com os cabelos, por isso alisamos, fazemos cachos, tudo isso usando equipamentos que “agridem”, de certa forma, os fios. O resultado de tantos maus tratos são fios quebradiços e as temidas pontas duplas.
Pontas duplas, palavrinhas que metem medo em milhares de mulheres vaidosas. Infelizmente não adianta falarmos sobre dicas ou tratamentos que resolvam um problema que depois de ocorrido não tem volta. Os cabelo não “colam” novamente uma ponta na outra, isso não acontece, os produtos para pontas duplas não têm esse poder, portanto, a dica é prevenção mesmo.
Caso você não tenha prevenido os seus fios e eles estejam lotados de pontas duplas, às vezes até triplas, o único remédio é cortar. Vá ao salão e peça para cortar no máximo 1,5 centímetros nas pontas, isso é o suficiente já. É aconselhável fazer isso a cada três meses, mais ou menos, dependendo do estado que fica o seu cabelo.
Mas, se você quer evitar que isso aconteça, o melhor é proteger os seus cabelos, fazendo a prevenção das pontas duplas. Como fazer isso? Em primeiro lugar, hidrate sempre. A cada dez ou quinze dias faça uma hidratação em casa mesmo, utilizando uma máscara concentrada com algumas gotinhas de algum óleo essencial ou silicone restaurador.
Ao usar secador de cabelos, prancha alisadora ou baby liss, passe sempre antes uma pomada protetora térmica e um spray selador de pontas, isso as mantêm protegidas dos males que o calor excessivo oferece.



COMO CUIDAR DOS CABELOS RESSECADOS 


como cuidar dos cabelos ressecados 1 Como Cuidar dos Cabelos Ressecados
Como prevenir e recuperar cabelos danificados – dicas
Uma das maiores preocupações das mulheres é com os cabelos, por isso, alisamos, fazemos cachos, cortamos, tingimos, tudo isso usando equipamentos e produtos que “agridem”, de certa forma, os fios. O resultado de tantos maus tratos são fios quebradiços, ressecados e as com as temidas pontas duplas.
Os cabelos danificados, geralmente apresentam muito ressecamento nas pontas, o que pode gerar a quebra e pontas duplas. É uma pena que ainda não exista um produto para juntar novamente os fios quebrados ou partidos, o que temos a fazer é prevenir que isso aconteça, porque depois de ocorrido, somente a tesoura poda consertar.
Mesmo que você cuide muito bem dos seus cabelos, os profissionais aconselham o corte das pontas a cada três meses, pelo menos. Vá ao salão e peça para cortar no máximo 1,5 centímetros nas pontas, isso é o suficiente já.
O melhor a fazer é proteger os seus cabelos, fazendo hidratações profundas e investindo em produtos protetores. A cada dez ou quinze dias faça uma hidratação em casa mesmo, utilizando uma máscara concentrada com algumas gotinhas de algum óleo essencial. Invista também nas ampolas de tratamento, que estão fazendo tanto sucesso, você pode usar no banho mesmo, em três ou cinco minutos o resultado já pode ser percebido.
Ao usar secador de cabelos, prancha alisadora ou baby liss, passe sempre antes uma pomada protetora térmica e um spray selador de pontas, isso as mantêm protegidas dos males que o calor excessivo oferece.





cachos definidos Saiba como ter cachos definidos
Saiba como ter cachos definidos
Para cabelos cacheados é preciso ter cuidados especiais por serem cabelos frágeis, além da tendência ao ressecamento. Isso acontece por causa da oleosidade natural produzida no couro cabeludo que não chega às pontas, assim os fios embaraçam e se quebram com facilidade, além do excesso de volume e frizz.
Para cachos lindos e definidos existem alguns truques é preciso ter disciplina e força de vontade.
Cuidados com seus cachos:
Lave os fios da forma correta com xampus e condicionadores específicos para cabelos cacheados ou com poder de hidratação.
Use água morna ou fria (nunca gelada) vá molhando os cabelos aos poucos, desembarace os fios com os dedos de baixo do jato de água, tomando cuidado para não arrebentar as fibras capilares.
Prefira pente de dentes largos para terminar de desfazer os nós. Desembarace mecha por mecha de baixo pra cima para não quebrar os fios.
Aplique o xampu no couro cabeludo. Massageie a cabeça levemente e puxe a espuma para as pontas cuidadosamente. Enxágüe muito bem.
Após retirar o excesso de água, aplique o condicionador na extensão do cabelo. Penteie os fios para o produto penetrar bem na fibra capilar e deixe-o agir por três minutos. Enxágüe bem.
Faça uma hidratação dos cabelos uma ou duas vezes por semana. O produto deve permanecer nos fios os minutos indicados pelo fabricante e enxágüe até retirar todo o creme. Passe um pouco de condicionador nos fios em seguida. Deixe o produto agir alguns minutos e enxágüe muito bem depois.
Os cremes leave-in que é os sem enxague, serve para manter os fios hidratados e definidos. Com os cabelos úmidos e penteados (use um pente de dentes largos), passe o produto nos fios.
Uma dica é amassar os cachos com uma camiseta velha de algodão assim você evita o frizz e define os cachos. Lembre-se que deve deixar secar naturalmente. Ao final passe um pouco de pomada e amasse os fios novamente.
Não penteie os cabelos quando secos os fios devem estar molhados ou úmidos, e usando sempre um pente de dentes largos.
Para cabelos cacheados os cortes devem ser em camadas, desconectados, suavemente graduados ou levemente repicados em dégradé.
Para as mulheres de cabelos cacheados, que não gostam de gel, algumas usam gelatina comestível para modelar os cachos. Chegou uma inovação a
Capicilin a avançada tecnologia do ramo de cosméticos e os mais poderosos ativos naturais: colágeno e tutano, que nutrem, dão brilho e super maciez aos fios. A G Gelatina, feita à base de gelatina natural, uma proteína derivada da hidrólise do colágeno. Nutre, hidrata, modela, define e controla o volume excessivo, deixando os cachos perfeitos, soltos e naturais.

Dicas de penteados para usar na volta às aulas!

Por Giulia Parca às 14:28
Separamos looks incríveis para cada dia da semana. Você vai arrasar na escola!

Sempre que as aulas voltam a gente fica com aquela vontade de chegar na escola cheia de novidades ou com alguma coisa diferente! Mas, e se ao invés de trazer novidades, você ser uma delas?

Para arrasar na volta às aulas, separamos penteados incríveis para investir de segunda a sexta-feira e chegar ainda mais linda na escola!



Segunda-feira 
A gente sabe que no primeiro dia da semana sempre rola aquela preguiça a mais, por isso separamos um penteado bem simples de fazer!



Para copiar o cabelo de Leighton Meester, divida ele para um lado. Depois pegue duas mechas bem fininhas, uma de cada lado, e prenda atrás, no meio, com um grampo ou presilha.

Na hora de fazer esse penteado, não precisa deixar as mechas bem puxadas. Soltinhas, como as da Leighton, elas ficam bem mais românticas e femininas!


Terça-feira  



Para se inspirar em Miley Cyrus, pegue uma mecha da frente do seu cabelo e divida-a em três. Entrelace as três partes uma vez e, depois, cada vez que você for usar uma das mechas para entrelaçar, pegue um pouquinho de cabelo de baixo para ir fazendo uma trança embutida.

Trance o cabelo até a metade, prenda-o com um elastiquinho, e faça o mesmo do outro lado. Se quiser um estilo hippie, junte as pontinhas das tranças atrás da cabeça.

Quarta-feira



O rabo de cavalo é um penteado clássico e não poderia faltar de jeito nenhum, não é mesmo!? O bom é que, ao contrário dos dois penteados anteriores com o cabelo solto, ele vai dar um toque diferente ao seu rosto.

Para deixar ele mais moderno, use bagunçadinho como a Blake Lively! Nada de gel, nem pente, o legal aqui é deixar com esse ar mais descontraído, com um leve volume no topo da cabeça.

Quinta-feira 



Como quinta a gente já tá mais cansada, por ter encarado quase uma semana inteira, nada de complicação na hora de se arrumar! Aposte no mesmo penteado de Lucy Hale e arrase!

Divida o cabelo todo para um lado e deixe ele para frente. No lado oposto, na parte de trás, prenda o cabelo com alguns grampos, para ele não ficar caindo ao longo do dia. 

Sexta-feira




Nada de preguiça e nem desânimo, porque o fim de semana já está aí! Para comemorar, um penteado lindo e simples de fazer, com o de Ashley Tisdale.

Puxe o cabelo todo para o lado e faça uma trança lateral bem frouxinha. Se quiser, deixe duas mechas soltas na frente, uma de cada lado, pra dar um charme a mais. O legal é não dividir o cabelo, e sim apenas puxá-lo para um lado. A Ashley optou pela trança espinha de peixe (que você já viu como fazer aqui), que tem um resultado mais moderno.

Dica: Se quiser ajuda na hora de deixar a trança mais soltinha, use o cabo de um pente para ir soltando aos pouquinhos o cabelo.

Penteado coringa: coque ao alto!



Sabe aqueles dias em que a gente acorda e o nosso cabelo está de mal com o mundo? Ou quando a gente está com aquela preguiça de levantar mais cedo só para lavar o cabelo? Então, sempre temos um jeito rápido e simples pra dar um jeito nisso: o coque!

Aqui, vale a mesma dica do rabo de cavalo: quanto mais bagunçadinho melhor. Inspire-se na Hilary Duffe na Rachel Bilson!

E aí, gostaram das nossas dicas?

 


A franja ideal para cada tipo de rosto

Inspire-se em Flávia Alessandra e adote a franja. O expert Marcos Proença dá as dicas de qual corte fica melhor para cada formato de rosto. Confira!

Publicado em 29/07/2011
Danielle Reis
Conteúdo MÁXIMA
flávia
A vantagem da franja é que ela muda a aparência sem você precisar apelar para um corte radical
Foto: Agnews
Para viver a robô Naomi, na novela global Morde & Assopra, a atriz Flávia Alessandra teve de adotar franja. O look criado pelo cabeleireiro Marcos Proença (SP) rejuvenesce e é versátil: "a franja curta no meio e alongada nas têmporas pode ser usada reta ou de lado. O segredo do penteado é modelar a raiz com uma escova larga e, depois, jogar um pouco de spray", diz o expert.
A vantagem da franja é que ela muda a aparência sem você precisar apelar para um corte radical. Animada para aderir à moda, mas em dúvida sobre o melhor estilo para o seu rosto? Siga estas dicas de mestre.
ilustra
Foto: Luda Lima

Mão na tesoura!


1. Rosto quadrado

Pode usar qualquer tipo de franja - ela ajuda a suavizar os traços. A reta combina com corte chanel e fios lisos e longos. Já a franja desfiada fica ótima se for longa.

2. Redondo

Cuidado com a franja reta e curta, pois ela cria volume no topo da cabeça e destaca ainda mais as maçãs do rosto, deixando-as arredondadas. Para não errar, aposte nos modelos compridos, que alongam a face.

3. Coração

Quem tem o queixo pontudo e a testa larga deve abusar das franjas desfiadas, que desviam a atenção dos ângulos marcados na região do queixo. Evite fios muito lisos que terminam na altura do maxilar.

4. Oval

Esse rosto com proporções harmoniosas fica bem com qualquer tipo de franja. Para um visual clássico, adote o modelo reto; para um look despojado, use a franja desfiada com os fios mais longos nas laterais da testa.

Franja chapada


O corte reto pode ser acentuado com o uso de chapinha na hora de pentear. Depois de secar os fios com secador, passe o aparelho uma vez só na franja, modelando as pontinhas para dentro.
produtos
Foto: Divulgação

Sugestão de produtos

1. Hair Spray Sexy Town, da Aspa. R$ 25*
2. Secador Claudia Leitte Profissional, da Mallory. R$ 129,99*
3. Escova de metal Soft Touch, da Pro art. R$ 24*
4. Prancha Glamour, da Tany. R$ 149*

O corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto

Um bom corte de cabelo tem o poder de afinar o rosto. Saiba qual é o mais adequado para o seu e encare a mudança no visual!

Publicado em 14/03/2012
Reportagem: Belisa Rotondi
Conteúdo VIVA!MAIS
franja
A franja é a principal tendência de inverno 2012
Foto: Getty Images
franja já provou que virá com tudo no inverno 2012. O que você não sabia é que ela é muito democrática: como possui formatos diversos, pode combinar com todos os tipos de rosto.

Em harmonia com ele, o novo corte de cabelo também emagrece. Saiba qual é o formato perfeito para você e fique ainda mais linda!
formatos de rosto
Da esquerda para a direita: rosto quadrado e rosto retangular
Foto: Mauricio Melo
Quadrado

Use franja em diagonal com a parte curta no nariz e a longa no início da boca. "Prefira um repicado que começa dois dedos abaixo do queixo", indica o cabeleireiro Luiz Cintra.

Retangular

Para quebrar as linhas retas do rosto, use franja na sobrancelha, levemente posicionada na lateral. O repicado a partir da boca dá movimento e alonga os traços do rosto.
formatos de rosto
Da esquerda para a direita: rosto coração e rosto redondo
Foto: Mauricio Melo
Coração

Faça uma franja desfiada na altura da sobrancelha, mas com movimento na diagonal. Repique os fios começando na região dos ombros, seja com corte de cabelo médio ou comprido.

Redondo

Deixe o cabelo repicado, mas com o desfiado apenas cinco dedos abaixo do queixo. A franja na altura da boca e dividida no meio alonga a face. Se quiser fios curtos, repique a partir dos
lábios.


Produtos com ativos naturais se destacam entre os lançamentos da Hair Brasil 2012

As grandes estrelas da Hair Brasil 2012 foram os produtos para cabelo formulados com ingredientes naturais, como óleo de Argan, açaí, óleo de flor e óleo de jojoba. Conheça todas as novidades!

Atualizado em 04/04/2012
Daniela Carasco
Conteúdo MDEMULHER
Ativos naturais com ação hidratante passam a ser usados nas fórmulas de produtos para cabelos. Óleo de flores está entre eles!
Foto: Divulgação L'Oréal Professional
Definitivamente, a sustentabilidade invadiu o mercado de beleza. Além de embalagens biodegradáveis, os cosméticos passaram a ter formulações naturais, que promovem nutrição ainda mais intensa, sem causar danos ao meio ambiente e à saúde. Não à toa, foram esses tipos de produtos as grandes estrelas da Hair Brasil 2012.
Óleo de Argan, açaí, óleo de flor e óleo de jojoba são alguns dos ingredientes naturais que estão sendo usados em finalizador, xampu, condicionador e tinta de cabelo. A beleza sustentável é a moda da vez. Confira então os produtos que se destacaram na feira e que estão chegando ao mercado. É a hora de renovar o nécessaire!

Óleo de Argan

Grande aliado da hidratação dos fios, o óleo de Argan se tornou o ativo do momento. Rico em vitaminas A, D e E, ele carrega propriedades antioxidantes e ajuda a regenerar os fios. Apesar de já estar sendo usado em xampus, condicionadores e máscaras, a versão fluida continua sendo a grande sensação.
Foto: Divulgação
1. Maroccan Argan Oil So Pure Natural Balance, Keune, preço sob consulta
2. Maroccanoil Óleo de Argan Light para cabelo loiro e fino, Moroccanoil, R$ 125*
3. Spray de Brilho Charming com Óleo de Argan, Cless, R$ 27*
4. Golden Oil Óleo de Argan, Mediterrani Professional, R$ 108,80*
5. Orofluido Elixir de Beleza, Orofluido, R$ 179,20* (100 ml) e R$ 110,40* (50 ml)

Ativos novos

Foto: Divulgação
1. iMasque com Extrato Natural de Carambola, Açaí, Andiroba, Copaíba e Guaraná, Control System, R$ 58*
2. Máscara K-Pak Revitaluxe com Óleo de Jojoba e Aloe Vera, Joico, preço sob consulta
3. Spray de Volume Hydromist Blow-Out com extrato natural de gengibre havaiano (Awapuhi – 100% de água), Paul Mitchell, R$ 66*
4. Keratin Healing Oil com Proteína de Queratina e Phyto Complex, L'Anza, R$  129*

Coloração

Com o intuito de evitar danos aos fios durante o processo de coloração, algumas marcas inseriram ativos nutritivos às tinturas.
Foto: Divulgação
1. Coloração Permanente Hidratante Nutrísse Cor Intensa com Óleo de Flor (20 nuances) para uso caseiro, Garnier, R$ 7*
2. Coloração permanente de uso profissional INOA Tecnologia ODS² (Oil Delivery Sistem²) sem amônia e com cobertura reforçada de cabelos brancos (56 nuances), L'Oréal Professional, preço sob consulta

Beleza sustentável

Foto: Divulgação
A marca italiana Davines chega ao Brasil com produtos exclusivamente orgânicos para cabelo. São quatro linhas completas, que reúnem de finalizadores a xampus, condicionadores e máscaras. Óleo de cártamo, gergelim, girassol e jojoba, além da manteiga de karité são os principais ingredientes usados pela marca.

Os perigos causados pelo formol dos alisamentos de cabelo

Conheça todos os riscos que o formol dos alisamentos de cabelo causa à saúde e entenda melhor as técnicas que deixam os fios lisos

Publicado em 05/04/2012
Conteúdo MÁXIMA
Hidrate os fios alisados a cada 15 ou 20 dias para evitar o ressecamento
Foto: Getty Images
Que o formol dos alisamentos é um vilão da saúde e dos fios todo mundo já sabe. Entretanto, pouco se fala sobre os riscos efetivos que a substância pode causar. Conheça melhor cada um deles e proteja-se!

Formol, nem pensar!

emprego dessa substância como alisante é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo o órgão, o componente só é permitido como conservante adicionado durante o processo de fabricação nas indústrias, com concentração máxima de 0,2%. Por isso, toda atenção é pouca: para ter efeito alisante, é utilizado em doses elevadas, acarretando sérios danos à saúde de quem o prepara, aplica e recebe.
Então, já sabe: nenhum alisante do mercado, que tenha como base esse ativo, recebe o registro do órgão. Sendo assim, sua composição não foi avaliada e aprovada e o produto é ilegal. Tem mais: o formol é considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "Quando absorvido pelo organismo por inalação ou exposição prolongada, apresenta risco de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça", enfatiza Joana D'Arc Diniz. "Muitas mortes já ocorreram pelo efeito tóxico agudo. E, apesar da proibição, ele continua sendo utilizado de maneira disfarçada em produtos ou nas escovas progressivas", completa Maurício Pupo.
Para saber se um alisante tem ou não formol, basta cheirá-lo: o odor é característico. Em contato com a pele, causa vermelhidão, dor e queimaduras. Nos olhos, a reação é parecida, além de ocorrer lacrimação, visão embaçada e, no caso de altas concentrações, danos irreversíveis. A inalação ainda provoca dor de garganta, tosse, tontura, irritação no nariz e perturbações na respiração, levando a edema pulmonar e pneumonia.

Ação pontual

Talvez você esteja se perguntando: mas como as formulações para alisamento conseguem mudar a estrutura do cabelo crespo? A explicação é simples. A forma dos cabelos é dada pelas pontes de hidrogênio e sulfeto. Tais produtos quebram essas pontes, fazendo com que o fio perca sua aparência original. "As pontes de hidrogênio são quebradas mais facilmente por meio do aquecimento. Por isso, quanto você faz uma escova ou usa a chapinha, o fio alisa", explica Adriano Almeida (SP), dermatologista e tricologista, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo e professor da Fundação Pele Saudável.
Outra dúvida comum é a diferença entre alisamento e relaxamento. O primeiro é mais forte e o segundo mais leve, e o que muda durante o processo é a concentração do agente alisante ou o tempo que este permanece em contato com o fio. "Quanto maiores as doses de um ou de outro, mais escorrido será o resultado - e mais chance, também, de danificar o cabelo", observa Maurício Pupo. "Parte da fibra capilar é destruída para que assuma uma nova conformação. O efeito cáustico atinge as camadas externas e internas do fio."

Todo o cuidado é pouco

Mesmo que o alisamento seja feito corretamente, com o produto adequado, é possível que os fios apresentem algum estrago, como desidratação, falta de brilho, quebra... Por isso é sempre recomendável usar cremes, máscaras e silicones reparadores - há linhas especiais para a manutenção de alisamentos. O dermatologista Adriano Almeida sugere hidratações e um tratamento à base de queratina (queratinização) a cada 15 ou 20 dias.
Que o formol dos alisamentos é um vilão da saúde e dos fios todo mundo já sabe. Entretanto, pouco se fala sobre os riscos efetivos que a substância pode causar. Conheça melhor cada um deles e proteja-se!

Seguidores

Tudo sobre cabelos Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados