Qual cor vc prefere para seus cabelos?

Tecnologia do Blogger.

Pesquise aqui!

Translate

Cabelo louro: soluções para todos os problemas
Para que o blond não perca o tom, a palavra-chave é hidratação. Contra cada problema como ressecamento, perda do brilho, fios esverdeados ou alaranjados, há produtos específicos que devolvem vida e cor aos louros
por Danielle Mora
Entre todos os coloridos, ele exige mais cautela e atenção. Descoloração ou clareamento muito intensos são agressivos e acabam danificando os fios. De todas as colorações, é a que traz maior quantidade de amônia. “Qualquer cabelo necessita de cuidados. Porém, o tingido de louro requer maior tratamento, pois tem menos melanina, o que o deixa mais fragilizado”, explica Ivete Carvalho, engenheira química da Kert. Os maiores inimigos de um louro saudável e com brilho são ressecamento, falta de brilho e tom esverdeado ou alaranjado. Mas as empresas de cosméticos investem cada vez mais em fórmulas capazes de combater esses danos.


 

DIVULGAÇÃO
Problemas
MESMO COM A EVOLUCÃO DOS PROCEDIMENTOS E PRODUTOS ENVOLVIDOS NO CLAREAMENTO, O PROCESSO AFETA A SAÚDE DA FIBRA CAPILAR. CONHEÇA AS CONSEQUÊNCIAS AO ADOTAR A COR E COMO MELHOR COMBATÊ-LAS.

Ressecamento
Para ficar claro, o cabelo, especialmente o de base mais escura, passa por descolorações, decapagens e colorações ao longo do tempo. Além das químicas, também sofre agressões do sol, poluição, secador, chapinha e alisamentos. Tudo isso danifica a cutícula, a parte mais externa do fio, em forma de escamas. Quando abertas, elas deixam o interior desprotegido. Perdendo nutrientes e água, tornase áspero, opaco e fraco. Augusta Ribeiro, instrutora técnica da Schwarzkopf Professional, lembra que até mesmo o louro original se prejudica, pois contém menor quantidade de pigmentos naturais, já que a melanina presente dá maior proteção fotoquímica. O colorido, dependendo da tintura escolhida, pode já estar seco ou ressecado e, assim, apresentar aspecto opaco. “O totalmente descolorido, que não recebe tratamento restaurador adequado, sempre vai parecer ressecado, independentemente das agressões externas do dia-a-dia, pois a própria descoloração é sensibilizante, principalmente se mal utilizada”, destaca a especilista da marca alemã. Para combater o ressecamento, o ideal é fazer uma boa manutenção capilar, que inclui corte para retirar pontas duplas e secas; evitar chapinha e produtos de fixação muito fortes; e hidratar freqüentemente no salão. “Assim, o cabelo mantém força e oleosidade natural, para ficar com brilho”, ensina Branca di Lorenzo, colorista do Jean Yves Coiffure, no Rio de Janeiro. Produtos de tratamento e proteção são os maiores aliados no cuidado com os louros. “Recomendo formulações com aminoácidos de queratina, proteína de trigo hidrolisada, pantenol e silicones leves formadores de um filme protetor”, diz Augusta. Fórmulas específicas para cabelo tingido repõem a proteína, matéria-prima da qual o fio é feito, e os pigmentos que dão cor, para devolver sua saúde e beleza.
DIVULGAÇÃO
Alaranjado
A maioria das mulheres que colore de louro sofre com esse tom que surge nos fios. “Para combater o amarelado, há xampus formulados com pigmento violeta, que retira o reflexo, deixando a tonalidade mais bege”, explica Sheila Duarte, gerente de formação da L’Oréal Professionnel. Normalmente, o alaranjado aparece ou reaparece algumas semanas após o clareamento. A causa principal é o desbotamento do tonalizante utilizado para eliminar as nuances quentes no dia da coloração ou descoloração. Os claríssimos, extremamente suaves e aplicados rapidamente no lavatório, não chegam a fixar ou podem desbotar pela falta do uso de produtos específicos para coloridos no dia-a-dia. “Outra causa do aspecto alaranjado é a oxidação do pigmento. Apesar de todos os tons tenderem para o vermelho ou o laranja, nos claros esse efeito parece mais intenso”, ressalta Camila Cerdeira, engenheira química e proprietária da K.Pro Profissional. A dica da colorista Branca di Lorenzo é a manutenção da coloração, para manter viva a cor do pigmento “E evitar o indesejável laranja, especialmente.
DIVULGAÇÃO
Esverdeado
Os descolorantes provocam danos nas camadas mais internas dos fios, comprometendo sua proteína principal, a queratina. Sem ela, o cabelo fica ressecado e com o pH alterado. Como resultado, torna-se poroso, mais propenso a absorver substâncias que dão o temido esverdeado, como cloro, cobre e alumínio, da água da piscina; além de sais e iodo, presentes no mar. Os raios ultravioletas do sol são outros potentes transformadores da cor.

A melhor maneira de evitar é usar diariamente produtos com queratina, um eficaz componente de reconstrução, que deixa o cabelo forte e tratado, diminuindo os efeitos de agentes externos. “Os produtos de manutenção precisam conter, ainda, ácidos graxos essenciais, como o linoléico, oléico, óleo de primavera, lanolina e ceramidas. Eles repõem a camada ácida natural protetora dos fios, chamada de CMC, responsável pela hidratação e proteção solar, que é totalmente agredida por processos de descoloração ou clareamento excessivo”, ensina Camila Cerdeira, da K.Pro Profissional. Assim como a pele, o cabelo também precisa de proteção solar, já que os raios UV enfraquecem suas ligações internas e o protetor forma uma barreira contra eles. “Os nomes mais comuns dos ativos são metoxicinamato de octila, o mais usado; PABA ou o cloreto de cinamidopropiltrimonio, superpotente, pois continua agindo mesmo após o enxágüe”, revela a engenheira química.
DIVULGAÇÃO
Falta de brilho
Em geral, o louro pode mostrar menos brilho do que os fios castanhos, justamente pelo desgaste das cutículas. Sheila Duarte, da L’Oréal Professionnel, explica que colorido ou descolorido, normalmente, ele é mais sensibilizado, danificado e não reflete a luz. “A causa costuma ser o desgaste ou até a ausência de cutículas que, quando saudáveis, recobrem o fio e espelham a luminosidade. Já em um castanho virgem, sem descolorações, dificilmente suas cutículas estarão desgastadas. Portanto, têm mais chances de brilhar”, compara a especialista. Assim, o louro mostra muito mais suas imperfeições. “Fica mais castigado do que os coloridos em tonalidades escuras, com fórmulas menos agressivas”, explica Vani Blascovich, diretora técnica da Le Cliqué. Segundo ela, o percentual de amônia depende diretamente da cor da tintura. “Dentro das 69 cores existentes na nossa empresa, por exemplo, há tons com 0,6% e outros com 1%. Quanto mais clara, mais amônia terá a fórmula. Em 69 nuances há 69 percentuais diferentes”, esclarece. Os louros levam maior concentração dessa substância, para que a coloração tenha força para abrir as cutículas e remover os pigmentos escuros. “Ela é extremamente alcalina, característica responsável pelo aspecto poroso, opaco, quebradiço, com escamas abertas e excesso de volume”, diz Vani. Para resolver o problema, muitas louras optam por algum tipo de relaxamento, mas, na maioria dos casos, os fios esvoaçantes e volumosos resultam da enorme quantidade de escamas abertas, ocasionadas pela alcalinidade. “Quando se estabiliza o pH, fecham-se as cutículas e, com isso, o volume fica reduzido, há brilho e sedosidade instantânea”, completa a diretora.
© Duetto Editorial. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Tudo sobre cabelos Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados