Qual cor vc prefere para seus cabelos?

Tecnologia do Blogger.

Pesquise aqui!

Translate


Lifting capilar

Tratamentos superpoderosos renovam até a mais danificada cabeleira. Duvida? Pois CABELOS&CIA conversou com três experts em cosmetologia para desvendar os segredos dos reconstrutores que dão um up nas madeixas detonadas deste fim de verão
Foto: Shutterstock
 
A partir do momento em que nasce, o cabelo é exposto a agressões diversas, como sol, vento, cloro, sal do mar e o calor do secador, da chapinha e do babyliss. Procedimentos químicos agressivos, poluição e as trações mecânicas de pentes e escovas também contribuem para aumentar os danos. Assim, a fibra vai perdendo gradativamente as substâncias que a compõem. Maurício Pupo, farmacêutico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e especialista em cosmetologia, vai além: “Os fios crescem, aproximadamente,1 cmpor mês. Então, se o comprimento está abaixo dos ombros, com cerca de40 cm, há 40 meses eles vêm sofrendo perdas. As pontas já estão porosas e difíceis de desembaraçar.”

Segundo o expert, toda madeixa precisa de algum tipo de tratamento para minimizar tais efeitos. Aí entram os reconstrutores capilares. Mas você sabe indicar o protocolo correto para as suas clientes? Existem diferenças, ainda que sutis, entre os diversos produtos disponíveis no mercado. “Muitas vezes, o procedimento não dá o efeito desejado em determinado caso porque o ativo daquela fórmula é indicado para outro tipo de problema. É preciso ficar atento”, explica Sônia Corazza, pesquisadora científica especializada em Cosmetologia.

REPARAR É PRECISO!

Todo mundo, ao menos uma vez na vida, vai precisar de algum tipo de reconstrução capilar. “Mesmo quem tem madeixas virgens, sem nenhum tipo de alteração estrutural”, comenta Ângela Rosin, professora do curso de Visagismo e Estética Capilar da Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Isso acontece porque, segundo a docente, o simples ato de pentear a cabeleira seca ou molhada provoca fissuras na fibra, devido à tração exercida sobre ela. Maurício Pupo compara a estrutura das madeixas com as vias asfaltadas das cidades. “Se colocarmos um cabelo no microscópio vamos observar buracos iguais aos que os peões de obra fazem com a britadeira nas ruas”, exemplifica.

O especialista explica que, além de envelhecer naturalmente, processos mecânicos, térmicos e químicos causam danos ao longo do tempo. Por esse motivo, no topo da cabeça, os fios são macios e mais fortes. No comprimento, tornam-se porosos, sem vida, opacos e embaraçam facilmente. “Não podemos esquecer dos efeitos da radiação UV. O sol oxida a fibra capilar, fazendo com que ela perca propriedades”, lembra Sônia Corazza.

Então, a tarefa do profissional é avaliar e indicar o tratamento mais adequado para as madeixas naquele momento. “O mesmo produto pode responder melhor em um caso do que em outro”, explica Ângela Rosin. A especialista ressalta que o hairstylist precisa esclarecer para a cliente qual a real utilidade desse tipo de procedimento para que ela o repita quantas vezes forem necessárias. Ela recomenda que a pessoa volte ao salão em um prazo mínimo de 15 dias. Porém, se a cabeleira estiver extremamente danificada, recomenda-se uma visita por semana. “Muitas pessoas vão ao cabeleireiro preocupando- se apenas com a química que desejam. Assim, acabam protelando os protocolos de reparação. É um erro, pois colorações, alisamento e outros serviços deveriam ser vendidos com a inclusão dos respectivos reconstrutores. Dessa forma, é possível sempre melhorar a saúde dos fios”, enfatiza Rosin.

QUEM FAZ O QUÊ?

Você sabia que cada aminoácido tem uma função específica? Por isso, na hora de escolher o tratamento reconstrutor para a sua cliente, preste atenção a esse detalhe. Aqui, nós mostramos qual o papel de cada um na recuperação das madeixas:

• Resistência: glicínia, serina, treonina, cisteína, tirosina, asparagina e glutamina.

• Manutenção da cor: arginina, lisina e histidina.

• Ação antifrizz: aspargina (ácido aspártico) e glutamina (ácido glutâmico).

• Hidratação: alanina, leucina, valina, isoleucina, prolina, fenilalanina, triptofano R  aromático e metionina.

• Redensificação da fibra capilar (para cabelos finos): serina, treonina e tirosina.

PODEROSOS

Veja os principais ingredientes para uma boa reconstrução.

Silicones

Segundo Maurício Pupo, as moléculas da sílica extraída docristal de quartzo têm grande afinidade com o cabelo e são o principal segredo dos reconstrutores. “Quanto maior a concentração na fórmula, mais protegidos e reparados os fios”, explica o farmacêutico. Ele ressalta que o ativo traz partículas tão minúsculas que elas são capazes de se depositar nas fissuras da fibra danificada por um campo eletromagnético. “São os silicones inteligentes”, revela Pupo. O ingrediente também tem propriedade filmógena, ou a capacidade de formar uma película que envolve as madeixas retendo água, nutrientes e pigmentos de coloração.

Queratina

Se a fibra capilar é composta preponderantemente por essa substância, bastaria apenas usá-la na reconstrução, correto? Não é bem assim e a cosmetóloga Sônia Corazza explica: “A queratina é uma macroproteína, formada por moléculas grandes, incapazes de aderirem aos fios. Para que isso aconteça, é feita uma hidrólise – quebra em partículas bem menores –, ou são colocadas cargas positivas para melhor aderência e ela se torna quaternizada”, ensina a pesquisadora. Ela ainda conta que, hoje em dia, os cosméticos de última geração apresentam formulações específicas que trazem os 20 aminoácidos que constituem a queratina. “Como cada um deles tem uma função diferente, o cabeleireiro consegue recomendar o produto ideal às necessidades da cliente. O resultado é mais eficiente”, conclui.

Vitaminas

Elas também desempenham um papel importante na restauração das madeixas. As antioxidantes A e E são capazes de anular a ação dos radicais livres causadores do envelhecimento da fibra capilar. “Depois de processos químicos, como coloração e alisamento, elas minimizam a oxidação dos fios”, ressalta Corazza. A expert ainda fala de outras duas: C e provitamina B5. A primeira promove uma microexfoliação na superfície do cabelo que a uniformiza e diminui sua porosidade. A segunda é o velho conhecido Pantenol, poderoso hidratante que não pode faltar.

Óleos

Eles são um capítulo à parte, pois fazem diferença na saúde das madeixas. “As glândulas sebáceas produzem gordura, que deve percorrer os fios da raiz às pontas. Entre as cutículas existe ainda um depósito de sebo natural, as populares ceramidas”, detalha Maurício. Cabeleiras ressecadas apresentam falta dessas substâncias. Assim, as linhas de reconstrutores costumam incorporar em seus produtos a manteiga de karité, além dos óleos naturais de argan, semente de uva, gérmen de trigo, rosa mosqueta e girassol.

Filtros solares

Presentes em linhas mais modernas de produtos, eles têm cargas positivas que os fazem grudar na queratina dos fios. “São necessárias várias lavagens para eliminá-los”, explica o farmacêutico Maurício.

SELEÇÃO DE PESO

Separamos para você os últimos lançamentos de produtos reconstrutores do mercado

Absolut Repair Cellular, L’Oréal Professionnel, enriquecida com ácido láctico, reconstrói a estrutura do cabelo a partir do núcleo das células, tornando-o radiante e saudável.

Age Revitalize, Felithi, recupera e protege madeixas danificadas. Traz proteínas vegetais, silicones nobres e vitaminas.

Force Architecte, Kérastase, tem fórmula exclusiva composta de Pró-Queratina, ceramidas e o inovador Complexe Ciment-Cylane3, capazes de cicatrizar o mais alto nível de erosão do cabelo.

Polireparação Térmica de Seda, Wella Professionals, devolve brilho e maciez a fios grossos. Traz proteínas da seda e manteiga de karité entre seus ingredientes.

Extreme, Redken, inclui IPN, que fortalece a fibra capilar. Já o Complexo Fortificador restaura a camada lipídica, revitaliza a cutícula e dá brilho.

Support Hair Treatment of Particles Professional, Kaedo, age na parte interna da fibra. Com goji berry, fruto chinês que tem ação regeneradora.

Sublime Oil, Matrix, linha à base de óleo de moringa, poderoso antioxidante, que ajuda a combater a ação do tempo nos fios. Além disso, oferece emoliência, hidratando o cabelo profundamente.

Keradvance Hair Clinic, Lusty, com ativos que oferecem cicatrização e reconstrução da fibra capilar, além de uma hidratação profunda.

Cauterização Capilar, Midori, combina produtos ricos em aminoácidos que devolvem vida a cabeleiras sensibilizadas por procedimentos químicos agressivos.

Escova Acetinada, Raiz Latina, indicada para fios com química, pois traz queratina, silicone e sedimentos marinhos que recuperam a elasticidade.

Multi Repair Reparador Proteico, Red Iron, repara e fortalece a fibra capilar. Contém óleo de argan, creatina, queratina hidrolisada e proteínas do trigo.

Keratin Hair Food, Salon Line, revitaliza fios que passaram por alisamento e relaxamento. O complexo Nano Regeneração e Macadâmia fortalece a fibra.

BC Color Freeze, Schwarzkopf Professional, gama específica para reconstruir cabelos coloridos, retém os pigmentos da tintura por mais tempo, preserva o tom e mantém o brilho.

Intense Repair, Woop!, inclui ativos orgânicos, como extrato de cacau, de banana e de abacaxi, para fortalecer e dar emoliência aos extremamente danificados.

S.O.S. Vip Line, Varcare, composto por queratina, colágeno, elastina e um blend de silicones que aumentam a elasticidade, a força e a resistência.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Tudo sobre cabelos Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados